Estrutura de Trabalhos Científicos


Tipos de pesquisa

A pesquisa quantitativa é utilizada para conseguir resultados estatísticos, para se fazer uma média, um percentual, projetar medidas para uma análise numérica sobre o tema escolhido. Geralmente esta pesquisa é realizada através de questionário, com um número relativamente grande de pessoas para se estabelecer dados confiáveis e precisos. É mais adequada para apurar opiniões, comportamentos e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação.

A Pesquisa Quantitativa não é apropriada para compreender "porquês", dado que, neste caso, as questões devem ser diretas e facilmente quantificáveis e a amostra deve ser ampla o suficiente para possibilitar uma análise estatística confiável. Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo

A Pesquisa Qualitativa procura entender profundamente o tema escolhido, através da experimentação, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. A Pesquisa Qualitativa envolve o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas idéias, para tanto a análise é realizada geralmente, com pequenos grupos de entrevistados, através de um roteiro, já que é mais participativa e menos controlável, dado que os participantes podem direcionar o rumo em suas interações com o pesquisador. Ela se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado.

Orientações para o Projeto


CAPA
Exemplo:


OBJETIVOS

Uma vez apresentado o tema, a pergunta chave para este item é "o que se pretende pesquisar?, isto é, que objetivos se pretende alcançar. É necessário, pois, esclarecer o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa, ou seja, visa explicitar qual é a sua intenção – o que ele almeja estudar/pesquisar Enfim, objetivo é sinônimo de meta, fim.

Os objetivos de uma pesquisa são:

  • Descrever um fato ou fenômeno;
  • Descobrir a causa ou os efeitos de um fenômeno;
  • Estabelecer relações entre variáveis ou entre fenômenos;
  • Elaborar diagnóstico de uma situação;
  • Elaborar um mapeamento.

Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito grandioso, universal ou genérico demais, porque o trabalho é monográfico: sobre um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar para boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco significativo.
Exemplos de Verbos para a elaboração dos objetivos do projeto:


 

JUSTIFICATIVA

A pergunta chave deste item é "por que esta pesquisa deve ser realizada?"

A justificativa pode ser redigida a partir de algumas perguntas como, por exemplo:

  • Que benefício poderá trazer à comunidade com a divulgação do trabalho? (relevância social);
  • O que levou o pesquisador a escolher esse tema? (interesse);

Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa manifesta a importância do tema a ser estudado, ou exalta a necessidade de se levar a efeito tal pesquisa.

 

METODOLOGIA

Neste tópico deve-se especificar o tipo de pesquisa. A pergunta chave que deve ser respondida aqui é "como será realizada a pesquisa?" Neste item deve ser esboçada a trajetória que o pesquisador seguirá ao longo do desenvolvimento de sua pesquisa. Para tanto é preciso destacar:

1) os critérios de seleção e a localização das fontes de informação;

2) os métodos e técnicas utilizados para a coleta de dados;

 

CRONOGRAMA

Cronograma é o instrumento utilizado para se prever a execução das fases do trabalho de pesquisa, ou seja, é onde se demonstra o tempo necessário para desenvolver cada etapa ao longo do período estipulado para o desenvolvimento da pesquisa. Cada etapa pode ser discriminada em meses ou semanas.

Orientações para a Pesquisa

 

A pesquisa deve ser organizada da seguinte forma:

·         Inicialmente configurar página:

Office XP: ARQUIVO - CONFIGURAR PÁGINA - esquerda: 3cm e direita: 2cm - papel A4.

Office 2010: LAYOUT DA PÁGINA - MARGENS - MARGENS PERSONALIZADAS - esquerda: 3cm e direita: 2cm - papel A4.

·         A pesquisa deve ser com FONTE ARIAL e tamanho 12 (apenas a capa, a folha de rosto e os títulos são tamanho 14).


·         CAPA

Precisa constar: nome da escola, nomes completos dos alunos, título, cidade e ano.


Fonte: Arial ou Times New Roman - Tamanho da fonte: 14

Toda a página centralizada
Texto em maiúsculo










·         Folha de Rosto

Precisa constar: nome dos alunos, título, professor orientador, turma, cidade e ano.




Fonte: Arial ou Times New Roman - Tamanho da fonte: 14

Toda a página centralizada

Texto em maiúsculo









·         Para o restante do trabalho deve-se formatar o texto:

Office XP

FORMATAR - PARÁGRAFO

Alinhamento: Justificada

Especial: Primeira linha

Entre linhas: 1,5 linha

Office 2010

PÁGINA INICIAL - PARÁGRAFO

Alinhamento: Justificada

Especial: Primeira linha

Espaçamento Entre linhas: 1,5 linha

·         Como Numerar as Páginas:

Para a capa e a folha de rosto ficarem sem numeração

Digite estas duas páginas do seu trabalho em um arquivo separado, assim elas não serão contabilizadas no momento da numeração das demais páginas.

Office XP
Clicar em INSERIR - NÚMERO DE PÁGINAS

Selecionar POSIÇÃO (Início da Página - cabeçalho)

ALINHAMENTO: Direito

Tirar o selecionado do ítem: MOSTRAR NÚMERO NA 1ª PÁGINA

FORMATAR - NUMERAÇÃO DE PÁGINA

INICIAR EM: 3 (este número já está descontando a capa e a folha de rosto, assim ele inicia a contagem no sumário)

Office 2010
INSERIR - NÚMERO DE PÁGINA
INÍCIO DA PÁGINA (escolher sem formatação 3 - está alinhado à direita no canto superior)
FORMATAR NÚMERO DE PÁGINA
INICIAR EM: 3 (este número já está descontando a capa e a folha de rosto, assim ele inicia a contagem no sumário)

·         Sumário

Relaciona as principais divisões e seções do texto, na mesma ordem em que nele se sucedem, indicando ainda as respectivas páginas iniciais. Deve ser localizado imediatamente após a capa e a folha de rosto.

·         Introdução

 

Ela pode conter um breve histórico sobre o tema a ser abordado, as motivações que levaram o pesquisador a propor o projeto, além de uma abordagem teórica, que consiste em um conjunto de afirmações e princípios que permitem a compreensão do que vai ser apresentado ao longo do projeto.

Na introdução, entretanto, evita-se incluir as conclusões (se houver).

 

·         Desenvolvimento ( a pesquisa + ou - 7 folhas)

O texto sobre o tema pesquisado, dividido em seções.

 

Citação Direta:

Exemplos:

·         Uso fiel do texto do autor, é necessário colocar seu sobrenome no início ou fim da citação:

“Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63).

 

Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”.

·         Quando uso partes do texto, omitindo o trecho que não desejo citar:

“As propostas de melhorias de processo e tecnologia são coletadas e analisadas [...] com base nos resultados de projetos-piloto” (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 153).

 


 

Como fazer Citação:


·         Conclusão (1 folha)

Deve conter análise crítica do trabalho com registro dos resultados das análises das atividades realizadas. Retoma-se a visão inicial apresentada na introdução, principalmente em relação aos objetivos traçados e quais foram os resultados alcançados. Pode-se comentar também a importância e a pertinência do trabalho, ações a serem tomadas, sugestões e alternativas de melhorias na etapa de formação; sugestões para implementação; questões a serem estudadas futuramente.

·         Referências

Utiliza-se a designação Referências para indicar todas as fontes citadas no texto, inclusive eletrônicas.

Exemplos:

·         1 autor

FORATTINI, O. P. O Brasil e a medicina tropical. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 116-120, abr. 1997b.

·         Dois ou três autores

Quando houverem dois ou três autores, os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.

Exemplo

ADES, L.; KERBAUY, R. R. Obesidade: realidade e indignações. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2002.

·         Mais de três autores

Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão latina et al.

Exemplo

PETERSON, L. et al. Improvement in quantity and quality of prevention measurement of toddler injuries and parental interventions. Behavior Therapy, New York, v. 33, n. 2, p. 271-297, 2002.

·         Autoria desconhecida

Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título.

Exemplo

CONSULTORIO del amor: edicación sexual, creatividad y promoción de salud. La Habana: Academia, 1994. 137 p.

·         Documento publicado na Internet

AUTOR(ES). Título: subtítulo (se houver) Disponível em:<endereço da URL>. Data de acesso

Exemplo

FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em: http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm. Acesso em: 20 de ago. 2002.

·         Fitas de vídeo

SOBRENOME, PRENOME(s) dos produtores e diretores. Título: subtítulo (se houver). [Filme-vídeo]. Produção de Nome do Produtor, direção de Nome do diretor.. Local, Instituição, ano. Descrição física do material, duração do filme. Descrição do tipo. som.

Exemplo

CAPOVILLA, F. C.; GUIDI, M. A. A. Recursos de hardware para análise experimental do comportamento humano. [Filme-vídeo]. Produção de Fernando César Capovilla, direção de Mário Arturo Guidi. São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 1990. 1 cassete VHS / NTSC, 22 min. color. son.

Como organizar as Referências:


 

NORMAS DA ABNT

1.Tamanho da Folha e Margens:

Folha A4 – 297mmx210 mm

Margens: Superior: 3 cm

Inferior: 2 cm

Esquerda: 3 cm

Direita: 2 cm

Cabeçalho: 2 cm

2.Fonte:

Título – Times New Roman ou Arial, na cor preta, maiúscula, negrito. tam.12.

Subtítulo – Times New Roman ou Arial, na cor preta, maiúscula, normal, tam.12.

Texto – Times New Roman ou Arial, na cor preta,tam. 12.

Citação – Com 3 linhas ou + (Times New Roman ou Arial, na cor preta,tam. 10, normal, em parágrafo separado, sem aspas).

Até 3 linhas (Times New Roman ou Arial, na cor preta,. 12, normal, dentro do parágrafo, entre aspas).

 

3.Número da Página: Deve constar no canto superior direito, a 2 cm da borda superior, em algarismos arábicos. Todas as folhas são contadas, iniciando-se pela folha de rosto, porém a numeração só passa a ser colocada a partir da primeira página textual. Páginas com título não são numeradas, assim como Agradecimentos, Resumo, Sumário, Introdução, Conclusão e Referências. Se houver Capa, esta não entra na contagem.

 

 

Material de referência:








Relatórios Científicos, disponível em:
http://143.106.58.49/relat2.html#4. RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO


Trabalhos de Conclusão e Artigos:
http://www.facimed.edu.br/site/pdf/manual_tcc.pdf


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